top of page
Tubos de ensaio

Ligne textile

INTRANTS À USAGE INDUSTRIEL

Avec des opérations dynamiques et diversifiées, IQR a récemment commencé à opérer dans l'industrie textile, avec des solutions modernes et adéquates pour répondre aux exigences d'efficacité, de qualité et conformes aux exigences de sécurité environnementale et de durabilité._cc781905-5cde-3194-bb3b- 136bad5cf58d_ L'industrie textile produit une série de matériaux destinés à l'habillement et à l'habillement, lit/table/bain, tissus industriels, coton hydrophile, non-tissés, tricots, entre autres, étant l'un des segments industriels les plus traditionnels au Brésil._cc781905- 5cde-3194-bb3b-136bad5cf58d_ Les étapes de fabrication des articles textiles se déroulent dans des procédés industriels par voie humide et utilisent une large gamme de produits chimiques nécessaires à chaque étape de fabrication.

 

Les auxiliaires textiles, comme on les appelle, sont les spécialités chimiques utilisées dans les procédés industriels qui peuvent être réparties dans les groupes suivants :

- La filature et le tissage, qui partent de fibres naturelles et/ou synthétiques pour obtenir des tricots, des fils et des tissus.

- Le désencollage et le blanchiment sont des processus par lesquels les tricots, fils ou tissus reçoivent le traitement chimique nécessaire aux étapes suivantes, en étant nettoyés de la saleté et des matériaux incorporés dans les processus précédents.

- Teinture et impression, lorsque les matières textiles sont ensuite teintes et/ou imprimées, en acquérant des couleurs et des motifs d'impressions.

- Touche finale. À ce stade, plusieurs effets spéciaux sont promus dans les articles textiles, tels que la douceur, la douceur et l'ajustement, l'hydro-répulsion, la résistance à la propagation du feu, la protection contre les odeurs, la prévention contre les champignons, les virus et les bactéries, entre autres.

Découvrez notre gamme d'auxiliaires textiles et découvrez nos solutions pour ce segment industriel.

URÉIA A Ureia Industrial é utilizada na fabricação de melanina, resinas sintéticas, plásticos diversos, impermeabilizantes etc, além de ser empregada na indústria farmacêutica, alimentícia e de cosméticos. É um produto sólido, que se apresenta na forma de grânulos brancos. Contém 46% de nitrogênio, sendo higroscópico e solúvel em água, álcool e levemente solúvel em éter. Tem alto grau de pureza e qualidade para atender às diversas demandas.

QUEROSENE

ÁCIDO FOSFÓRICO

ÁCIDO SULFÔNICO É um tensoativo aniônico amplamente aplicado no ramo de produtos de limpeza e costuma ser o principal ingrediente ativo da formulação, pois é muito efetivo no abaixamento da tensão superficial, promovendo a molhabilidade da superfície e emulsificação da sujeira, além de possuir um alto poder espumante.

AMIDA 60% A Amida 60% é bastante empregada como espessante, estabilizante de espuma, agente emoliente e solubilizante de essências e óleos. São amplamente empregados em conjunto com Lauril Éter Sulfato de Sódio, Ácido Sulfônico e demais tensoativos sulfatados, pois apresenta sinergia com estes, aumentando a estabilidade da espuma e o espessamento do sistema, além de promover característica de emoliência advindo da cadeia graxa de coco. A Amida 60% é aplicada em formulações de xampus, sabonetes líquidos, banhos de espuma e detergentes. A dosagem de Amida 60% nas formulações depende de cada formulação, porém podem variar de 0,25 a 5,0% dependendo da aplicação.

BARRILHA LEVE Aplicações: Indústria de vidro: Matéria prima para a fusão. Indústria química: fabricação de derivados sódicos. Detergência: suporte alcalino Processos metalúrgicos: Dessulfuração de ferro gusa. Tratamento de gases de combustão: Remoção de componentes ácidos.

BASE AMACIANTE

BUTIL GLICOL O Butilglicol é da família de éteres glicólicos, utilizado como solvente orgânico polar verdadeiro e retardador. É um líquido, transparente, incolor, de odor fraco característico, obtido pela reação de eterificação de óxido de etileno com Butanol. APLICAÇÕES Usado como solvente em tintas, resinas, borracha, vernizes e thinner de resinas sintéticas como nitrocelulose, acrílica, epoxi, fenólicas e alquídicas. Excelente solvente retardador de lacas nitrocelulosicas; melhora o brilho, reduz a viscosidade e facilita a aplicação. Na indústria têxtil é utilizado como auxiliar de limpeza com a função de desengraxe. Em produtos de limpeza entra em formulações de multiuso. Em tratamento de metais no desengraxe de peças metálicas e em algumas sínteses de produtos químicos, etc. TINTAS E VERNIZES: Formulações com butanol e BUTILGLICOL são extremamente resistentes ao branqueamento e promovem rápida formação de filme, devido à sua alta taxa de evaporação. COUROS: Usado como agente penetrante nas formulações base água, pois reduzem a tensão superficial da água, aumentando a penetração das tintas e lacas, e melhorando a resistência e o nivelamento do filme. DETERGENTES: pode ser empregado como componente em formulações de desinfetantes transparentes, formulações tipo multiuso e desengraxantes em geral. Atuam como agentes de limpeza na solubilização de sujeiras oleosas, contribuindo para abaixar a tensão superficial da água. ÓLEOS SOLÚVEIS OU AUTOEMULSIONÁVEIS: pode ser utilizado como agente acoplante na formulação com alto teor de óleos solúveis e de tensoativos. Atuam promovendo a estabilidade da formulação durante a estocagem mantendo a fluidez do produto.

CLORETO BENZALCONICO O Cloreto de Benzalcônio 50% é um sal de amônia quaternário usado em desinfecção e sanitização de superfícies duras e controle de algas no tratamento de águas e piscinas. O Cloreto de Alquil Dimetil Benzil Amônio é uma molécula aprovada para sanitização de indústrias alimentícias em uma concentração de até 200 ppm em ativo (para superfícies que entram em contato com os alimentos). É um produto compatível com tensoativos catiônicos, não iônicos e anfotéricos, além de ser estável a uma larga faixa de pH, podendo ser utilizado em combinação com diversos ácidos e bases inorgânicas e orgânicas. O Cloreto de Benzalcônio é um produto biodegradável, praticamente atóxico por via oral (LD50 entre 50 e 500 mg/Kg), moderamente irritante para a pele (solução 5% em ativo) e extremamente irritante para os olhos (solução 5% em ativo).

ESPESSANTE ACRÍLICO Espessante para aumentar a viscosidade de sistemas detergentes. Possui ação também de antiredepositante de sujeira.

FOSFATO TRISSODICO

GLICERINA

LAURIL ETER

METASSILICATO DE SÓDIO

ÓLEO DE SILICONE Aplicações: Protetivo anticorrosivo Óleo de transmissão (oferece alta resistência térmica) Selante (não ataca o\’rings) Protetivo de peças (excelente lubrificante por deslizamento) Desmoldante de peças plásticas/borrachas Lubrificante em linha pneumática Antiespumante E muitas outras aplicações

QUARTENÁRIO DE AMÔNIO

RENEX 95

SODA CÁUSTICA LÍQUIDA 50% O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria, principalmente como base química, na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. Trata-se de uma base forte. Apresenta ocasionalmente uso doméstico para a desobstrução de encanamentos e sumidouros, pois dissolve gorduras. É altamente corrosivo e pode produzir queimaduras, cicatrizes e cegueira devido à sua elevada reatividade. Reage de forma exotérmica com a água e é produzido por eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio (salmoura), sendo produzido juntamente com o cloro.

SODA CÁUSTICA EM ESCAMAS 99% O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria, principalmente como base química, na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. Trata-se de uma base forte. Apresenta ocasionalmente uso doméstico para a desobstrução de encanamentos e sumidouros, pois dissolve gorduras. É altamente corrosivo e pode produzir queimaduras, cicatrizes e cegueira devido à sua elevada reatividade. Reage de forma exotérmica com a água e é produzido por eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio (salmoura), sendo produzido juntamente com o cloro.

SULFATO DE ALUMÍNIO FERROSO

TRIPOLIFOSFATO DE SODIO Trípolifosfato de Sódio – STPP é um composto sólido inorgânico utilizado na formulação de uma grande variedade de produtos de limpeza doméstica, mas também na alimentação humana, alimentação animal, processos de limpeza industrial e fabricação de cerâmica. STPP é amplamente utilizado em detergentes para lavagem de roupa normal e/ou automática e detergentes para maquinas de lavar louça (em pó, líquidos, gel e/ou forma de tabletes), limpadores sanitários, limpadores de superfície, e para limpar borra de café. Também fornece uma série de funções químicas, incluindo: Sequestro de “dureza”, permitindo um eficaz funcionamento dos sulfactantes, pH tamponante; emulsificação da sujeira e prevenção de deposição; hidrólise de gorduras e dissolvendo/dispersando partículas de sujeira. Aplicação em Alimentos: Nos alimentos, o STPP é usada para reter a umidade. É utilizado em várias aplicações, tais como conservante de frutos do mar, carnes, aves e alimentos para animais. Outros usos: – Creme dental – Agente sequestrante e emulsificante – Detergentes em pó e produtos de limpeza – Tratamento de água – Indústrias de cimento e cerâmica – Indústrias de pastas e papéis como emulsificante – Dispersão de pigmentos e argilas – Fabricação de vidros – Fabricação de tintas – Líquidos de limpeza doméstica – Processamento têxtil e de tinturaria – Dispersante de óleo em perfurações petrolíferas – Agente de flotação; Estabilizante de solo.

bottom of page