top of page
Tubos de ensaio

Matérias-Primas

INSUMOS DE USO INDUSTRIAL

Com 30 anos de atuação e experiência, atendendo a diversos segmentos, a IQR oferece qualidade e variedade em matérias-primas utilizadas por diversas áreas da indústria. Confira abaixo:

URÉIA A Ureia Industrial é utilizada na fabricação de melanina, resinas sintéticas, plásticos diversos, impermeabilizantes etc, além de ser empregada na indústria farmacêutica, alimentícia e de cosméticos. É um produto sólido, que se apresenta na forma de grânulos brancos. Contém 46% de nitrogênio, sendo higroscópico e solúvel em água, álcool e levemente solúvel em éter. Tem alto grau de pureza e qualidade para atender às diversas demandas.

QUEROSENE

ÁCIDO FOSFÓRICO

ÁCIDO SULFÔNICO É um tensoativo aniônico amplamente aplicado no ramo de produtos de limpeza e costuma ser o principal ingrediente ativo da formulação, pois é muito efetivo no abaixamento da tensão superficial, promovendo a molhabilidade da superfície e emulsificação da sujeira, além de possuir um alto poder espumante.

AMIDA 60% A Amida 60% é bastante empregada como espessante, estabilizante de espuma, agente emoliente e solubilizante de essências e óleos. São amplamente empregados em conjunto com Lauril Éter Sulfato de Sódio, Ácido Sulfônico e demais tensoativos sulfatados, pois apresenta sinergia com estes, aumentando a estabilidade da espuma e o espessamento do sistema, além de promover característica de emoliência advindo da cadeia graxa de coco. A Amida 60% é aplicada em formulações de xampus, sabonetes líquidos, banhos de espuma e detergentes. A dosagem de Amida 60% nas formulações depende de cada formulação, porém podem variar de 0,25 a 5,0% dependendo da aplicação.

BARRILHA LEVE Aplicações: Indústria de vidro: Matéria prima para a fusão. Indústria química: fabricação de derivados sódicos. Detergência: suporte alcalino Processos metalúrgicos: Dessulfuração de ferro gusa. Tratamento de gases de combustão: Remoção de componentes ácidos.

BASE AMACIANTE

BUTIL GLICOL O Butilglicol é da família de éteres glicólicos, utilizado como solvente orgânico polar verdadeiro e retardador. É um líquido, transparente, incolor, de odor fraco característico, obtido pela reação de eterificação de óxido de etileno com Butanol. APLICAÇÕES Usado como solvente em tintas, resinas, borracha, vernizes e thinner de resinas sintéticas como nitrocelulose, acrílica, epoxi, fenólicas e alquídicas. Excelente solvente retardador de lacas nitrocelulosicas; melhora o brilho, reduz a viscosidade e facilita a aplicação. Na indústria têxtil é utilizado como auxiliar de limpeza com a função de desengraxe. Em produtos de limpeza entra em formulações de multiuso. Em tratamento de metais no desengraxe de peças metálicas e em algumas sínteses de produtos químicos, etc. TINTAS E VERNIZES: Formulações com butanol e BUTILGLICOL são extremamente resistentes ao branqueamento e promovem rápida formação de filme, devido à sua alta taxa de evaporação. COUROS: Usado como agente penetrante nas formulações base água, pois reduzem a tensão superficial da água, aumentando a penetração das tintas e lacas, e melhorando a resistência e o nivelamento do filme. DETERGENTES: pode ser empregado como componente em formulações de desinfetantes transparentes, formulações tipo multiuso e desengraxantes em geral. Atuam como agentes de limpeza na solubilização de sujeiras oleosas, contribuindo para abaixar a tensão superficial da água. ÓLEOS SOLÚVEIS OU AUTOEMULSIONÁVEIS: pode ser utilizado como agente acoplante na formulação com alto teor de óleos solúveis e de tensoativos. Atuam promovendo a estabilidade da formulação durante a estocagem mantendo a fluidez do produto.

CLORETO BENZALCONICO O Cloreto de Benzalcônio 50% é um sal de amônia quaternário usado em desinfecção e sanitização de superfícies duras e controle de algas no tratamento de águas e piscinas. O Cloreto de Alquil Dimetil Benzil Amônio é uma molécula aprovada para sanitização de indústrias alimentícias em uma concentração de até 200 ppm em ativo (para superfícies que entram em contato com os alimentos). É um produto compatível com tensoativos catiônicos, não iônicos e anfotéricos, além de ser estável a uma larga faixa de pH, podendo ser utilizado em combinação com diversos ácidos e bases inorgânicas e orgânicas. O Cloreto de Benzalcônio é um produto biodegradável, praticamente atóxico por via oral (LD50 entre 50 e 500 mg/Kg), moderamente irritante para a pele (solução 5% em ativo) e extremamente irritante para os olhos (solução 5% em ativo).

ESPESSANTE ACRÍLICO Espessante para aumentar a viscosidade de sistemas detergentes. Possui ação também de antiredepositante de sujeira.

FOSFATO TRISSODICO

GLICERINA

LAURIL ETER

METASSILICATO DE SÓDIO

ÓLEO DE SILICONE Aplicações: Protetivo anticorrosivo Óleo de transmissão (oferece alta resistência térmica) Selante (não ataca o\’rings) Protetivo de peças (excelente lubrificante por deslizamento) Desmoldante de peças plásticas/borrachas Lubrificante em linha pneumática Antiespumante E muitas outras aplicações

QUARTENÁRIO DE AMÔNIO

RENEX 95

SODA CÁUSTICA LÍQUIDA 50% O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria, principalmente como base química, na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. Trata-se de uma base forte. Apresenta ocasionalmente uso doméstico para a desobstrução de encanamentos e sumidouros, pois dissolve gorduras. É altamente corrosivo e pode produzir queimaduras, cicatrizes e cegueira devido à sua elevada reatividade. Reage de forma exotérmica com a água e é produzido por eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio (salmoura), sendo produzido juntamente com o cloro.

SODA CÁUSTICA EM ESCAMAS 99% O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria, principalmente como base química, na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. Trata-se de uma base forte. Apresenta ocasionalmente uso doméstico para a desobstrução de encanamentos e sumidouros, pois dissolve gorduras. É altamente corrosivo e pode produzir queimaduras, cicatrizes e cegueira devido à sua elevada reatividade. Reage de forma exotérmica com a água e é produzido por eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio (salmoura), sendo produzido juntamente com o cloro.

SULFATO DE ALUMÍNIO FERROSO

TRIPOLIFOSFATO DE SODIO Trípolifosfato de Sódio – STPP é um composto sólido inorgânico utilizado na formulação de uma grande variedade de produtos de limpeza doméstica, mas também na alimentação humana, alimentação animal, processos de limpeza industrial e fabricação de cerâmica. STPP é amplamente utilizado em detergentes para lavagem de roupa normal e/ou automática e detergentes para maquinas de lavar louça (em pó, líquidos, gel e/ou forma de tabletes), limpadores sanitários, limpadores de superfície, e para limpar borra de café. Também fornece uma série de funções químicas, incluindo: Sequestro de “dureza”, permitindo um eficaz funcionamento dos sulfactantes, pH tamponante; emulsificação da sujeira e prevenção de deposição; hidrólise de gorduras e dissolvendo/dispersando partículas de sujeira. Aplicação em Alimentos: Nos alimentos, o STPP é usada para reter a umidade. É utilizado em várias aplicações, tais como conservante de frutos do mar, carnes, aves e alimentos para animais. Outros usos: – Creme dental – Agente sequestrante e emulsificante – Detergentes em pó e produtos de limpeza – Tratamento de água – Indústrias de cimento e cerâmica – Indústrias de pastas e papéis como emulsificante – Dispersão de pigmentos e argilas – Fabricação de vidros – Fabricação de tintas – Líquidos de limpeza doméstica – Processamento têxtil e de tinturaria – Dispersante de óleo em perfurações petrolíferas – Agente de flotação; Estabilizante de solo.

bottom of page